sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Projeto de Aprendizagem - Avaliação Final - 140 h

Projeto de Aprendizagem-140h- Ano 2012

Núcleo de Informática Educativa
Jacqueline Peixoto da Silva
E-mail:jlinesilva@gmail.com
Ciclo/Etapa/ Totalidade:Educação de Jovens e Adultos (Totalidade 3ª e 4ª)



O Lixo na Cidade de Belém


Situação-Problema:
   A cidade apresenta uma crescente demanda de lixo que vêm provocando problemas de saúde para à população,provenientes do acúmulo nas ruas,avenidas,esgotos,e buracos,vindo,assim,a prejudicar à saúde pública.

Justificativa:
   O lixo sendo um grave problema enfrentado na cidade de Belém vêm através desse projeto desenvolver com os alunos Campanhas de Conscientização de coleta,e acondicionamento correto em depósitos apropriados,e tendo o necessário cuidado de separar o lixo orgânico do inorgânico,jogados nas vias públicas,evitando,assim,possíveis danos à saúde pública.

Questões para Investigação:
-Os alunos estão conseguindo compreender o quanto é importante não jogar lixo nas ruas e esgotos da cidade?
-Está havendo seletividade e cuidados com o lixo na sua escola,e comunidade do seu bairro,após os grupos de conscientização sobre o lixo?
-Quais às principais doenças ocasionadas pela contaminação do lixo à saúde pública?

Objetivos do Projeto:
-Conceituar o que significa lixo,sua importância e cuidados que devemos ter para não contrair doenças;
-Disseminar informações e conceitos sobre a importância e cuidados que devemos ter com o lixo;
-Conscientizar os alunos sobre os cuidados em jogarem o lixo nos lugares apropriados para não causarem doenças graves à população;

Conteúdo Curriculares:
-Conceito de Lixo;
-Seletividade do lixo orgânico do inorgânico;
-Doenças provocadas pelo lixo(leptospirose e verminoses);
-Reciclagem;
-Situação atual de como está o lixo na cidade.


Metodologia:

a)Fase de sensibilização dos Alunos em Relação ao Tema:
  •  Atividades: Vídeo
Descrição das Ações dos Alunos:O aluno após assistir um vídeo sobre o lixo terá momentos de discussões em grupo.
    -O que você entendeu sobre o lixo?
    -Quais cuidados que devemos ter sobre o lixo?  

Conteúdos Curriculares:Conceito e cuidados com o lixo

Recursos Computacionais e não computacionais:Videocassete

Local e Coordenação da Ação:Sala de Informática


  • Atividades:Apresentação de Slides:
 Descrição das Ações dos Alunos:Após apresentação do slide sobre o lixo o aluno deverá responder algumas questões oralmente,como:
  • Porque é importante à separação do lixo orgânico do inorgânico?
  • Quais problemas que podem ocasionar caso você não separe o lixo?
Conteúdos Curriculares:Seletividade do lixo orgânico do inorgânico

Recursos Computacionais e Não Computacionais: Arthur

Local e Coordenação da Ação:Sala de Informática


b)Fase de Aprofundamento do Estudo Acerca do Tema:
  •  Atividades:Pesquisar na internet

Descrição das Ações do Aluno:Mandar os alunos pesquisarem na internet sobre doenças provocadas pelo lixo (leptospirose e verminoses)

Conteúdos Curriculares:Doenças provocadas pelo lixo(leptospirose)

Recursos Computacionais e Não Computacionais:Computador

Local e Coordenação da Ação:Sala de Informática
  •  Atividades:Produção no Editor de Textos

Descrição das Ações do Aluno:Mandar os alunos confeccionarem pequenos cartazes sobre às doenças pesquisadas,colocando ilustrações tiradas da internet.

Conteúdos Curriculares:Doenças Provocadas pelo Lixo(vermes)

Recursos Computacionais e Não Computacionais:Computador

Local e Coordenação da Ação:Sala de Informática


c)Fase de Sistematização dos Resultados dos Estudos e Produção dos Alunos:

  • Atividades:Atividades com CD Danificados
Descrição das Ações do Aluno:Mandar os alunos usarem os CDs danificados para construírem obras de arte. 

Conteúdos Curriculares:Reciclagem

Recursos Computacionais e não Computacionais:CDs não utilizáveis

Local e Coordenação da Ação: Sala de aula

  • Atividades:Registro de Fotos de Lixo
Descrição das Ações dos Alunos:Tirar junto com os alunos fotos que caracterizam o lixo na escola e proximidades do bairro.

Conteúdos Curriculares:Situação Atual do Lixo na Cidade

Recursos Computacionais e não Computacionais:Câmera Fotográfica e Telefone Celular

Local e Coordenação da Ação:Sala de Informática

d)Fase de Culminância ou Socialização das Produções dos Alunos:

  • Atividades:Construir um Slide com à turma

Descrição das Ações dos Alunos:Construir com à turma um slide sobre todos os assuntos abordados em sala sobre o lixo.

Conteúdos Curriculares:Revisão dos assuntos abordados

Recursos Computacionais e Não Computacionais:Arthur

Local e Coordenação da Ação: Sala de Informática


Turmas e Nª de Alunos participantes do Projeto:

Código das Turmas: Tot 212
                                  Tot216

Nª de Alunos e Participantes  30
                                                30

Turno de Estudo das Turmas:Noite
                                                Noite



Avaliação da Aprendizagem:A Avaliação dar-se-á pela assiduidade,e a participação nas atividades realizadas em sala.

Avaliação do Projeto: O Lixo infelizmente encontra-se em muitos lugares espalhados pela cidade,acarretando inúmeros problemas para à população,portanto,este Projeto sendo executado na escola,deverá promover uma conscientização de uma melhor qualidade de vida,gerando um verdadeiro pensamento crítico da realidade que os cerca,e propor mudanças quanto à problemática do lixo.Está verificação será feita através observação,e na medida em que percebo que está havendo está participação do ambiente escolar contribuindo para está melhoria,acondicionando e jogando o lixo em locais adequados,e fazendo à sua seletividade,então,estamos atingindo a proposta do projeto.

















Avaliação Final - 140 h - Projeto de Aprendizagem

domingo, 16 de dezembro de 2012

SlideShare - Sexualidade 140h

    Sexualidade
     Este slide que vou apresentar para vocês retratar um dos Temas Transversais que podem serem discutidos em sala de aula com seus alunos.
 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Socialização do Projeto de Aprendizagem - 100h

Projeto para o Ciclo IIProséries )                                                                                                            P
  
 Projeto De Aprendizagem
 
Título:O Jornal como Recurso Didático para às Práticas Pedagógicas de Língua Portuguesa dando enfoque para à Informática.
 
Situação- Problema:Superar o alto indíce de dificuldades de compreensão e produção textual dos alunos quanto à elaboração de textos,usando o jornal como fonte de pesquisa a fim de estimular a expressão oral e escrita do aluno no proceso de ensino e aprendizagem.
 
Questões para investigação:
 
-Os alunos estão aprendendo e melhorando a produção textual com a utilização do jornal na sala de aula?
-O uso do jornal como Recurso Pedagógico está desenvolvendo o espírito crítico do aluno?
 
Justificativa:O processo de leitura e escrita do aluno na sala de aula,é muito utilizado pelos professores de Língua Portuguesa nas suas práticas pedagógicas,pois através dele o aluno saberá dos acontecimentos que ocorrem no dia-a-dia,além de desenvolver o seu senso crítico,produção textual,e criatividade na elaboração dos seus próprios textos,a partir da sua própria realidade em que vivem, no mundo atual.
 
Objetivos do Projeto:
 
-Atingir todos os objetivos propostos,utilizando o jornal como fonte de pesquisas nas práticas pedagógicas.
 
Objetivos da Aprendizagem(geral):
 
-Compreender a importância da leitura do Jornal para o aluno manter-se atualizado sobre os acontecimentos que ocorrem em Belém,e no mundo.
 
Objetivos Específicos:
 
-Compreender a estrutura textual de um jornal (início,meio e fim);
-Reconhecer os diversos tipos de textos e linguagens utilizadas na escrita do jornal;
-Produzir textos Jornalísticos,ilustrações,charges,dentre outros,a partir dos modelos observados;
-Desenvolver o senso crítico do aluno através da leitura do Jornal;
 
Parceria:Laboratório de Informática do NIED,sala de aula das escolas Municipais,biblioteca.
 
Turmas:Entre 15 e 20 alunos por turma dependendo da necessidade do NIED.
 
Metodologia:Trabalhar com os alunos através da pesquisa no Jornal e com o auxílio da internet os acontecimentos que ocorrem em Belém usando o software Broffice-write(editor de textos) para sua elaboração,além do scribus na confecção do Jornal.
 
1ª Fase:Sensibilização:
 
-Dialogar com os alunos mostrando a importância da leitura do Jornal como forma de acesso às informações e acontecimentos do dia;
 
-Explicar para os alunos que o jornal apresenta linguagem e textos diversificados quanto à sua redação;
 
 
2ª Fase:Exploração e Aprofundamento:
 
-Pesquisar textos sobre política,economia,educação,tecnologia, e cultura no jornal,acerca do que ocorrem em Belém;
 
-Conversar,discutir e debater sobre os textos escolhidos de acordo com o tema do projeto;
 
 
3ª Fase:Produção dos Alunos:
 
-Organização e Produção de um Jornal na escola com os alunos,sobre os assuntos selecionados em sala de aula;
 
-Produzir textos com os alunos a partir dos textos lidos no Jornal.
 
4ªFase:Socialização das Produções dos Alunos:
 
-Apresentar na sala de aula como foi realizada a construção do Jornal e suas respectivas notícias escolhidas sobre a cidade de Belém;
 
-Socializar o Projeto no Blog da turma mostrando à importância do uso do Jornal como fonte de pesquisa;
 
Avaliação da Aprendizagem dos Alunos:A avaliação da aprendizagem dos alunos será realizada de acordo com a capacidade de leitura,entendimento do texto,produção textual,e criatividade na elaboração do Jornal na escola.
 
Avalição do Projeto:O Jornal é um recurso bastante interessante para às práticas pedagógicas favorecendo o estímulo à leitura e produção textual,além da criatividade,espírito crítico,expressão oral, e escrita do aluno.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

calc - 140h

A Importância do calc na Informática Educativa

    
    O Calc é importantíssimo para organizar o trabalho do professor,pois é com ele,que organizamos dados de uma pesquisa.Este software,é parte do Broffice,e ,é ele quem vai organizar os seus dados pesquisados através da tabela ou matrizes em linhas e colunas.Ele serve para inúmeras atividades,entre elas,registro de horários,de notas,orçamentos,controles de estoque,inventários diversos,cadastros de dados,controle de empréstimos de livros e bibliotecas,resumindo,sua importância é grandiosa para o professor trabalhar com seus alunos em sala.Este,também,serve de ajuda para à matemática nas atividades escolares,pois existem fórmulas matemáticas de somar,diminuir,dividir e multiplicar,além de outras operações lógicas,além da criação de gráficos para ilustrar informações da sua planilha,já construída.Então,partindo desse príncipio,com o uso das planilhas eletrônicas, às atividades dos professores terão resultados exatos nos cálculos ,e deixam,assim, de serem simples mentiras,mas garantir fatos verdadeiros sobre determinada situação real.Portanto,seu papel didático tem significativa importância no tratamento da informação,e que é possível,também, que você seja criativo com seus alunos,usando essa ferramenta de cálculos,e explorando, e investigando várias maneiras de desenvolver o ensino da matemática com está ferramenta.





Contribuição do blog na Educação-140h

Blog
 
     Oi,Coleguinhas,leia à minha colaboração sobre o Blogue como Recurso Didático,o qual vou comentar,em breves palavras:
 
 
    
     O Blog é considerado uma ferramenta de aprendizagem bastante significativa para à aprendizagem dos alunos,pois com o seu uso no dia-a-dia,os alunos vão interagirem uns com os outros,além de desenvolverem o processo de leitura e escrita.Todo o trabalho do blogue é realizado com o acesso da internet,e seu uso faz com que o aluno construa o seu próprio conhecimento,trocando idéias,palavras,dando sugestões,e opiniões à respeito de alguma coisa.Todos nós sabemos que está ferramenta representa um importante papel para o desenvolvimento do aluno.E o computador,vai justamente,mediar toda está trajetória de interação entre os usuários.O uso das tecnologias vão contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do processo cognitivo,político e cultural dos internautas,e o blog vêm justamente permear este processo do conhecimento,dando oportunidades tanto para os alunos,como para o professor de selecionar e construir seus próprios textos.Portanto,o blogue sendo um recurso didático,poderá ser levado para às escolas,e ensinado para os alunos de como criar o seu próprio blog,e,que é de fácil acesso para à construção do seu processo de aprendizagem.Nele você pode escrever o que você deseja,,desde que não fuja às normas,e regras de respeito para com às outras pessoas que estão lendo,ou vão ler o seu blog;é necessário ter este cuidado,do contrário você poderá ser prejudicado,pois à utilização errada poderá acarretar sérios danos para o dono do blog.

 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mídia-Educação (Leitura,reflexão e educação) - Curso 100h



Texto de Reflexão sobre Mídia-Educação




      O Papel da escola quanto ao uso da Mídia na Educação incentiva à aprendizagem do aluno cada vez mais,portanto,o jornal,a  revista,o computador, o blog, tablet, rádio, celular, televisão, videocassete,DVD, máquina fotográfica,são alguns dos Recursos de Mídia utilizados na prática,e dia-a-dia do professor.Pois,antes não existiam tantos recursos disponíveis,assim,como hoje.As coisas estão bem mais fáceis,e acessivéis para o aluno desenvolver de forma criativa.O professor,que é o mediador do conhecimento,precisa orientar os alunos,de como usar estes recursos educacionais,de modo que produza conhecimento,ou seja,consiga através da realidade vivenciada na família,escola,sociedade,fazer uma leitura de mundo, e construir o seu próprio conhecimento.É necessário que o professor relacione suas atividades dentro de um planejamento,e não através de improvisações,pois isto só prejudicaria o andamento do processo de construção da aprendizagem.
     A Mídia nas escolas estão crescendo cada vez mais,e dando bons resultados e estímulos para os nossos alunos das escolas públicas,pois com essa explosão,e diversos recursos disponíveis para o professor,facilitará mais os estudos,e pesquisas no uso da comunicação e tecnologia.Porém,existem desvantagens no uso das mídias,uma delas,e não esquecer os textos impressos dos livros,e usar apenas os digitais.O trabalho deverá ser mesclado com o uso dos dois tipos de atividades.Porém,existem uma grande preocupação em saber como usar,e aplicar estas Mídias Educacionais,pois alguns professores encontram-se despreparados na área,tornando-se difícil o processo de conhecimento.Este leque de    Mídias,    portanto,    tem que ser   bem      utilizado,         e  com    professores capacitados para tornar o espaço educativo reflexivo e crítico.

Objeto Multímidia - Animação/Simulação-100h

     
Multimídia-Recurso(Animação)
 

    Oi,gente,vou apresentar para vocês um Recurso Educacional Multimídia que você pode utilizar na Língua Portuguesa,no Ciclo II (3ª e 4ª séries),com seus alunos.Este Recurso vai despertar o interesse do aluno em relação à poesia de Drummond,assim como despertar o interesse pelos diversos acontecimentos da década de 80.
   Bem,o Recurso é o de "Animação/simulação",cujo o título escolhido por mim,foi "No Meio do Caminho",este refere-se à uma poesia,é que nela,você pode utilizar na sala de Informática,mostrando os diversos tipos textuais que existem na Língua Portuguesa.O idioma do Recurso está em Português,mas existem outros recursos, em outras línguas.Este Objeto Educacional,é muito bom,pois você prática o ato de ler,à entonação de voz,e a prática da construção de texto.Este recurso é muito interessante,pois mostrar o livro clip dos anos 80,diferenciando-se do nosso ano, hoje,ou seja,existem diferenças devido à evolução no decorrer do ano que segue.Eu gostei muito do recurso,porque ele retrata à época dos anos 80,e que comparados ao de hoje,sofreram transformações e mudanças nas pessoas, no seu modo de pensar e agir,e quanto aos lugares, houve mudanças físicas nos estilos e estruturas do espaço.Veja,a fonte de recurso,que é o Livroclip

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Historinha em Quadrinho - Curso 140 h

Oi ,blogueiros,vou contar uma linda historinha em quadrinhos  da princesinha que queria encontrar o seu Castelo e lindo Príncipe.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Relato de pesquisa- Área de Atuação Profissional

Olá coleguinhas,essa é uma das pesquisas sobre à minha Área de Atuação Profissional.
           

A Informática como Recurso Didático
       
      
                   Quando se discute a informática educativa, não se pode esquecer da internet. A rede mundial de computadores é um dos adventos mais marcantes da sociedade humana no final do século XX,com sua conectividade e acessibilidade é capaz de transformar completamente a vida e os conceitos de nossa sociedade. A internet tem sido considerada muitas vezes como um acontecimento à parte na escola,ou somente como fonte de acesso à informação adicional. Ante as tecnologias inovadoras da informática e da internet à escola e muitas vezes considerada ultrapassada. Uma das dificuldades dos novos processos tecnológicos é identificar à essência do novo. É fundamental reconhecer o que há de singular na inovação,esta deve associar-se ao processo educativo,pois não são excludentes,mas sim associativas.
              A internet deve facilitar o trabalho do educador uma vez que ao interconectar a escola com outras entidades educacionais, agiliza a troca de informações,acabando com as dificuldades de tempo e espaço,a informática e a internet,portanto são facilitadoras da educação,onde aprendizagem ocorre com e não a partir delas. Navegar livremente na internet,como uma aranha atravessando sua teia,é,e sem dúvida,uma das sensações mais delirantes para o educando. A estrutura de hipertexto na www (Word Wide web) é um poderoso engenho de busca de informação,permitindo que o usuário siga sua intuição,utilizando sua própria configuração de inteligência e curiosidade para buscar locais com informações novas e interessantes,sendo assim uma ferramenta de versatilidade,mas este processo deve ser dirigido e orientado pelo educador a fim de explorar e desenvolver toda sua potencialidade.
                       Não é somente importante ter o acesso à internet,mas saber aproveitar o que ela oferecer,pois com sua acessibilidade é mais fácil encontrar " lixo eletrônico" do que as informações e dados que sejam importantes.A Internet no processo de Educação passa impreterivelmente no ensino da filtragem e seleção do acesso aos dados e informações disponíveis,este é um dos papéis primordiais do educador.
             



Relato das Ações do Projeto - Jornal


Relato das Ações do Projeto




         Olá,Coleguinhas,vou agora apresentar para vocês,todas às ações propostas no meu Projeto de Aprendizagem,cujo o tema escolhido por mim, foi  extraído de um tema maior "Á Cidade de Belém" ,e  como subtema "Á Mídia Impressa",ou seja,pensei,então,em utilizar o jornal como fonte de pesquisa para desenvolver o processo de leitura e escrita dos nossos alunos,superando,assim, o alto índice de dificuldades de  leitura,compreensão e produção textual.Partindo disso,é que tive à idéia de criar o meu Projeto de Aprendizagem,e de cunho próprio,e que tem como tema geral "O Jornal como Recurso Didático para às Práticas Pedagógicas de Língua Portuguesa dando enfoque para à Informática",portanto ,partindo disso,o trabalho segue alguns passos a serem obedecidos,como:identificação,questões para investigação,justificativa,objetivo do projeto,objetivos de aprendizagem do aluno (gerais e específicos),parcerias,turmas,metodologia,avaliação da aprendizagem,avaliação do projeto.Tentei,então,da melhor forma possível,divulgar o meu projeto no blog,seguindo às orientações dadas pelo curso de 100 h.Mas,o que retratarei neste momento, são apenas às Ações do Projeto,ou seja, às atividades que realizarei nele, quando executado no laboratório de Informática,já que o enfoque,é a Língua Portuguesa utilizando o computador como recurso didático.Portanto,o importante,aqui,e saber o que,como,e quando,e por que desenvolver determinadas ações pedagógicas.O que é mais interessante,colocar,aqui,neste ciclo de ações é justamente que o professor possa criar momentos de sistematização dos conceitos,estratégias e procedimentos utilizados no desenvolvimento do projeto.Bem,as ações seguem em 4 fases distintas,mas interligadas entre si ,que são:

Metodologia:

       Trabalhar com os alunos através da pesquisa no Jornal e com o auxílio da internet os acontecimentos que ocorrem em Belém usando o SCRIBUS( editoração eletrônica) para a sua elaboração.  

1ª Fase: Sensibilização
-  Dialogar com os alunos mostrando a importância da leitura do jornal como forma de acesso às informações e acontecimentos do dia.
- Explicar para os alunos que o jornal apresenta linguagem e textos diversificados quanto à sua redação;

2ª Fase:Exploração e Aprofundamento (atividades que permitam ampliar o conhecimento do aluno em relação ao tema de estudo)
- Pesquisar textos sobre política,economia,educação,tecnologia e cultura no jornal,acerca dos acontecimentos que ocorrem  em Belém; 
-   Conversar,discutir e debater sobre os textos escolhidos de acordo com o tema do projeto;

3ª Fase:Produção dos Alunos(atividades que desafiem o aluno a construir algo,possibilitando sistematizar o que já aprendeu e ampliar ainda mais o seu conhecimento em relação ao tema).
- Organização e produção de um jornal na escola com os alunos,sobre os assuntos selecionados em sala de aula;
Produzir textos com os alunos a partir dos textos lidos no jornal.

4ª Fase: Socialização das Produções dos Alunos( atividades que permitam socializar o que os alunos produziram)
- Apresentar na sala de aula como foi realizada a construção do jornal e suas respectivas notícias escolhidas sobre a cidade de Belém;
- Socializar o Projeto no blog da turma mostrando a importância do uso do jornal como fonte de pesquisa;

        Bem, este não é o meu Projeto todo,mas apenas as Ações do Projeto,atendendo o pedido da atividade proposta pelo curso de 100 h, e que podem serem executadas tanto em sala, ou laboratório de informática para os nossos professores,como sugestão de trabalho.  

 Um grande abraço para os meus coleguinhas de trabalho.